quinta-feira, 26 de julho de 2007

Alcest - Souvenirs d'Un Autre Monde (Full-Lenght, 2007)





Ao ouvir este cd, é difícil imaginar que a mente por trás do Alcest algum dia tenha integrado célebres formações do Black Metal francês, inclusive como membro ativo do coletivo "The Black Legions" ou Lés Legions Noires, ao lado de bandas como Mutiilätion, Brenoritvrezorkre, Osculum Infame e Belketre, todas notórias por seu compromisso com o radicalismo que acreditavam ser inerente ao Black Metal e à ortodoxia no que se refere ao som, sempre obscuro e não raramente, parecendo ter sido gravado com um radinho de pilha à 500m da banda.

E o próprio Alcest passou por esse processo, contando inclusive com essa produção/qualidade de gravação sofríveis, mas desde o começo notava-se algo de diferente no som idealizado por Neige, mais "melodioso" que o habitual e como já citado em outra resenha do Alcest feita por minha companheira S. e também em minha análise do Amesoeurs, a influência do dito post-rock é gritante.

Se nas últimas gravações e projetos de Neige essa veia mais "pop" já era notável, este "Souvenirs d'un Autre Monde" é o rompimento simbólico para com o Black Metal, pois é um álbum que pode passar tranquilamente como indie rock ou mesmo como um primo distante do Mogwai e sem dever em nada à qualquer grande nome atual do post-roc/shoegaze/chamecomoquiser. Destaque para os vocais, completamente limpos e muito bonitos, dando uma sensibilidade e emoção únicas para cada faixa deste álbum.

Tracklist:


1. Printemps Émeraude 07:19
2. Souvenirs d'un autre monde 06:08
3. Les Iris 07:41
4. Ciel Errant 07:12
5. Sur l'autre rive je t'attendrai 06:50
6. Tir Nan Og 06:10

 DOWNLOAD

10 comentários:

Anônimo disse...

Belo, Belo!

felipe tofani disse...

esse dai eu curti

Anônimo disse...

Ótimo álbum! Excelente mesmo!

Unknown disse...

Excelente banda, gosto de todos os trabalhos!

Anônimo disse...

Excelente banda, gosto de todos os trabalhos!

Anônimo disse...

A principio, Neige nunca fez parte de nenhum grupo das Legions Noires...

Anônimo disse...

cd maravilhoso, muito bom mesmo, mas eu shoegaze com influencia de metal, fica muito claro em Les Iris, que Alcest continue assim

Victor disse...

Ao lado de "Fear Is On Our Side" do I Love You But I've Chosen Darkness e do Film School, da banda homônima, "Souvenirs d'Un Autre Monde" é um dos melhores CD que ouvi nos últimos tempos.

Jéssica Danuza G. Cruz disse...

Confesso que a alguma tempo atrás eu preferia o Black Metal do Alcest em seu projeto com Angmar em Aux Funerailles Du Monde / Tristesse Hivernale..
Depois de um tempo, influenciada pelo Shoegaze do My Bloody Valentine e descobrindo este Album, me sinto bem mais confortável musicalmente.

Lary disse...

MELHOR BANDA