Sim, eles descarregaram pilhas de fantásticas histórias sobre a sua formação, apresentaram demos e álbuns que nunca existiram, seguidos de contos sobre eco-terrorismo, sobre sua própria musicalidade e supostas dramáticas performances ao vivo. E apesar de tudo... (ufa)
esse álbum é quem realmente prende a atenção.
Genevieve é um encontro do genuíno com o intimista, em uma gravação densa, que combinada a uma versão sussurrada e grunhida dos vocais rasgados, emergindo e submergindo do fundo da música, chegam quase às raias do subliminar, as guitarras têm um som único, o que favoreceu o rumor de que eles tinham criado um instrumento chamado "Dieselharp" que teoricamente consistia em uma guitarra a diesel (!!!) que era amplificada e gravada debaixo da água em aquários de vários tamanhos, enfim, tudo balela.
Fantasioso ou não, as guitarras (ou qualquer coisa que tenha sido utilizada.) formam uma muralha sonora, que funciona como uma ótima base, além de definir bem as diferenças de uma faixa para outra. Em algumas músicas como por exemplo, Avalon Polo, uma sonoridade mais Black metal é adicionada aos riffs, em contraponto com a faixa-título Genevieve em que as guitarras soam mais melancólicas e apresentam um som mais limpo, mesclando-se aos pianos (ou teclados) e criando uma atmosfera, de certa forma, obscura e reconfortante.
A bateria, inserida nesse contexto, não acrescenta nenhum virtuosismo desnecessário à musica, e nem se destaca por velocidades extenuantes, na maioria das vezes deixa espaço para outros instrumentos como em P.S Nautical que possui teclados fortes, em contrapartida a uma batida simples e repetitiva, o que acaba criando um tipo de sensação contraditória, que não desagrada, mas acentua o clima soturno da musica.
Os criadores da banda Josh e Ângela, sempre afirmaram que sua musica era fortemente influenciada por drogas, especialmente Dextromethorphan (DXM), também alegaram uma escolha asexual, que diziam eles: "refletia dando liberdade criativa à música". Quanto a sua formação, de acordo com uma entrevista antiga feita com Josh o grupo foi originalmente formado por um trio "SGL" (Josh), "LVG" (Angela), e o baterista "SKV" , teria morrido caindo em um penhasco. Em alguns sites encontram-se poucas referências a "Heidi Ainsworth" que tocou piano (ou não) na musica Laudanum.
Bem, resta avaliar qual das facetas vai intrigá-lo, e pra quem consegue desassociar o criador da criação, Velvet Cacoon é uma boa surpresa para os ouvidos.
(Clique na imagem para fazer o download.)
Tracklist:
2. P.S. Nautical - 06:08
3. Avalon Polo - 05:51
4. Laudanum - 05:49
5. Fauna & Flora - 05:22
6. Genevieve - 07:57
7. Bete Noir - 17:30
Recorded March 2nd-30th 2004
Piano on "Laudanum" by Heidi Ainsworth
Mixed by SGL & Dorothy Montoure/Winternational
Total playing time: 55:21
Mentiras:
A musica "Chesapeake Tide" é de Miranda Lehman (aka Kurouva) e foi para o cd com o nome de "Tide"; "Candlelit Constellations" foi renomeada com o nome de "Wheat Fields", e mais 9 musicas do CD "How the Last Day Came and Stayed then Faded into Simulated Rain", foram completamente roubadas do album "Shipwrecks & Russian Roulette"do Kurouva. Eles também utilizaram as fotografias e desenhos da banda sem permissão nenhuma. Quando foram confrontados com essas acusações, deletaram o Myspace oficial com as faixas roubadas de Miranda.
Lista de albuns inexistentes ou roubados pela banda por razões publicitárias:
- December In Dissolve [Demo] - (1996)
- Starlit Seas Of Angel Blood [Demo] - (1997)
- Few Ghosts Roam This Planet [Demo] - (1999)
- Velorum - (2002)
- Dying Celestial Bodies - (2003)
- Pieces Of The Cold Sea For The Sleeping Northwest - (2004)
- North Of December - (2004)
- V. Genevieve Acoustic - (2005)
- Sky Like A Pearl, Halfmoon Curl, Starlit Twirl - (2006)
Links:
Primeira entrevista de Josh "SGL"
Primeira entrevista de Angela "LVG"
Site Oficial (Fora do ar)
Gravadora e informações
Nenhum comentário:
Postar um comentário