quinta-feira, 17 de maio de 2007

Bandas esquecidas pelo grindcore mundial (Parte 1 de sabe-lá-quantas)

Bom, geralmente quando se ouve falar em grindcore, a primeira coisa que vêm a mente é Napalm Death, Carcass dos primórdios, quiçá um Mortician aqui, um Regurgitate acolá, se tratando de Brasil, ouve-se falar razoavelmente bem de Gritos de Ódio, citado como influência principal pelo próprio Napalm, Porrada e mais atualmente bandas como Facada, Diagnose, Hutt, Life is a Lie, dentre tantas outras.

Mas quem foram os reais desbravadores do gênero? Quais são as bandas que até hoje permanecem na mais pura obscuridade simplesmente por desinteresse do público?

Bem, nesse post eu gostaria de falar de ao menos duas, em especial, que apesar da pouca relevância em um contexto geral da "cena grind" faziam uma barulheira dos diabos e nunca tiveram o reconhecimento devido, seguem abaixo :


No Sense:


No Sense, formada em Santos - SP no início da década de 1990, com pouquíssimo material lançado, sendo um EP pela Fucker Records chamado Out of Reality e um Full-Lenght pela Cogumelo Records de nome "Cerebral Cacophony", lembro da emoção maravilhosa que foi conseguir esse ep por apenas 10 paus do jeito mais improvável possível, em um show do Luxúria de Lilith!

Bem, nostalgia besta à parte, o som é algo entre Fear of God e Napalm Death da época do F.E.T.O , ou seja, é rápido e suficientemente sujo, com algumas levadas de hardcore europeu, com o diferencial de ter uma mulher nos vocais, em breve darei um jeito de passar meu vinil para mp3 e escanearei o encarte para postar aqui.
Uma coisa que eu acho muito bacana das bandas de grindcore dessa época é ter alguma mensagem do tipo "Make noise, not music" em seus discos e é esse tipo de mensagem romântica, e, por que não, imbecil, que me faz falta nas bandas de hoje e é isso que você pensa ao ouvir No Sense, que, de fato, a idéia era destruir a música, tanto pelo som em si quanto pelo encarte, que eu acho, particularmente, ANIMAL!


Necrobutcher:



capa da demo Schizophrenic Christianity de 1989, primeiro lançamento oficial da banda

Formada em Florianopólis - Santa Catarina em 1988, com influências que abrangiam de Rättus à Sarcófago, passando por Fear of God e Repulsion, era um trio composto de guitarra, vocal e bateria, se rotulavam como "deathnoisecore" e na época tida como " um Sarcófago em 45 rpm", apesar da duração curtíssima, foram lançadas duas demos oficiais, ambas de 1989, Schizophrenic Christianity e Corrosive Noise Torment.



Capa da demo Corrosive Noise Torment, também de 1989, último lançamento oficial.

Apesar de pouco conhecida no Brasil, na época de seu surgimento a banda era notória nos círculos da anti-música, mantendo contato direto com outros amantes do extremismo de vários países, participando de coletâneas dos mais variados lugares e com as mais variadas bandas. Neste ponto que me identifico com o Necrobutcher em especial, era a união de indivíduos que ouviam Bathory, Nunslaughter, Occult e ao mesmo tempo tinham uma relação muito forte com o ideal punk/hardcore, união esta, que nos dias de hoje é tida como um absurdo, não raro se vê "metaleiros" fugindo de um Discharge como Belzebú foge da cruz.


Para mais informações, uma entrevista com a banda e scans de zines da época, dentre outros, clique aqui





3 comentários:

felipe tofani disse...

põe o old tambem

Anônimo disse...

Adorei o comentário sobre o No Sense! Muito bom!

Coisa de quem ouviu e gostava mesmo!!

Ass: marly

Anônimo disse...

Eu acho No Sense MUITO foda. A banda era (é?) boa pra caralho! Queria que eles regravassem o Cerebral Cacophony!

james